Sobre o Curso
O Curso de Nutrição da UNEB foi criado com base no parecer Nº 36/74 do Conselho Federal de Educação, visando formar nutricionistas dispostos a repensar a nutrição através da pesquisa científica e tecnológica, assim como também, através do planejamento de ações em alimentação e nutrição com vistas a melhorar as condições de saúde da população baiana. O projeto inicial do curso obteve o parecer favorável Nº 212/1985 do Conselho Estadual de Educação em setembro de 1985 e seu funcionamento foi autorizado pelo decreto federal Nº 92.258, publicado no Diário Oficial do Estado de 02 de janeiro de 1986.
A implantação do currículo do Curso de Nutrição do CENCISA/UNEB (hoje DCV) caracterizou-se por atender, simultaneamente, ao currículo mínimo estabelecido pelo MEC, às recomendações da Comissão de Estudos para Programas Acadêmicos de Nutrição Dietética para a América Latina (CEPANDAL) e às demandas do mercado de trabalho regional. A autorização para funcionamento do curso foi aprovada em 11.11.1985 através do Parecer Nº 212 do Conselho Estadual de Educação.
O último Projeto de Redimensionamento ocorreu no primeiro semestre de 2024, fundamentando-se na Resolução CNS 704/2022, que revoga a antiga Resolução CNE/CES Nº 5/2001 e aprova as contribuições do Conselho Nacional de Saúde à proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição.
O Curso de Nutrição é ofertado de forma presencial no Campus I da UNEB, com ingresso pelo processo seletivo vestibular anual, por meio de processo seletivo semestral em categoriais especiais de matrícula (rematrícula, transferência interna e externa, e portadores de diploma), e por meio do histórico escolar (Resolução CONSU 1587/2023).
O curso oferece 30 vagas por semestre, sendo 40% destinados a candidatos negros, e mais 10 sobrevagas destinadas a candidatos indígenas (2), ciganos (2), quilombolas (2), com deficiência/ transtorno do espectro autista/ altas habilidades (2) e transexuais/ travestis/ transgênero (2).
O currículo atual do curso de Nutrição, autorizado através da Resolução CONSEPE Nº 1.867/2016, teve início em 2012.1 e totaliza uma carga horária de 4.685 horas distribuídas em componentes curriculares técnico-científicos, pedagógicos, interdisciplinares e atividade complementar, sendo quase metade da sua carga horária (47,8%) direcionada a atividades práticas. O currículo do curso, atualmente oferecido, foi elaborado na perspectiva de possibilitar abordagens interdisciplinares, flexíveis, contextualizadas e coerentes com os atuais processos de produção de conhecimento humanístico e generalista. A organização curricular do Curso de Nutrição é estruturada em três eixos, proporcionando a articulação das diferentes áreas do saber. São eles:
EIXO I – Nutrição, Saúde e Sociedade;
EIXO II – Alimentação e Nutrição, Saúde e Sociedade;
EIXO III – Saberes e Práticas em Nutrição.
Nos Eixos descritos acima, são abordados os seguintes conteúdos essenciais:
Ciências Biológicas e da Saúde;
Ciências Sociais, Humanas e Econômicas;
Ciências da Alimentação e Nutrição;
Ciências dos Alimentos.
Duração do curso: 10 (dez) semestres
Turno: Diurno.
Estrutura acadêmica
Docentes – Área Específica
Docentes – Área Básica
Infraestrutura
O Curso de Bacharelado em Nutrição pertence ao Departamento de Ciências da Vida (DCV), congrega docentes, técnicos administrativos e discentes em uma estrutura organizacional distribuída em dois prédios no Campus I (Salvador):
DCV-I (estruturado em 2 pavimentos): encontra-se a Coordenação do Colegiado do Curso de Nutrição; Secretaria Acadêmica, Protocolo, Setor Administrativo e Financeiro, Direção do DCV, Auditório, Sala da Residência Profissional dos Cursos do DCV e, também, a Clínica Escola de Nutrição (Centro de Estudos e Atendimento Dietoterápico-CEAD e demais Núcleos de Estudos que o compõe, a saber: Núcleo de Pesquisa e Extensão em Genômica Nutricional e Disfunções Metabólicas – GENUT; Núcleo de Assistência Nutricional e Pesquisa em Hipercolesterolemia Familiar – NANPHF; Núcleo de Atendimento Nutricional em Pediatria – NANUP; Núcleo de Assistência Nutricional em Uremia – NANUR; Núcleo de Estudos e Orientação Nutricional ao Atleta – NONA, dentre outros).
DCV-II (estruturado em 6 pavimentos): estão localizadas as infraestruturas de salas de aula, laboratórios, Coordenação dos laboratórios, Clínicas Escola de outros Cursos do DCV, Laboratório Multiuso de Informática, Coordenação de Informática, Coordenação da Área Básica e espaços de apoio e informática para realização de estudos dos discentes.
LABORATÓRIOS DA ÁREA BÁSICA
O Setor de Laboratórios da Área Básica (DCV II) contribui com a infraestrutura necessária para as ações de ensino, pesquisa e extensão, contam com equipamentos, materiais e insumos necessários para o desenvolvimento das atividades dos diversos componentes curriculares:
Laboratório de Anatomia Humana (4o pavimento) – espaço destinado aos estudos teóricos práticos da estrutura e/ou morfologia do corpo humano e a relação entre as suas partes; além do armazenamento e disponibilização de peças anatômicas naturais e sintéticas.
Laboratório de Biologia (4o pavimento) – trata-se de unidade de ensino para desenvolver estudos da biologia, da célula eucarionte, discutindo os conceitos básicos; a estrutura e as funções celulares, seu processo de transmissão das bases moleculares fundamentais para as diversas funções das células.
Laboratório de Bioquímica (5o pavimento) – realizam-se estudos da estrutura e dos processos químicos e bioquímicos das moléculas e biomoléculas (proteínas, glicídios, lipídios e ácidos nucleicos) e suas correlações com as funções biológicas, caracterização dos eventos metabólicos
nos vários tecidos e no mecanismo de regulação dos organismos vivos; atividades de aulas práticas, como determinação de triglicerídeos, glicemia, colesterol HDL e LDL, lipídios, desnaturação de proteínas, enzimas, aminoácidos, amilase, carboidratos, dosagem de hemoglobina glicada e eletrólitos.
Laboratório de Botânica (4o pavimento) – trata-se de unidade de ensino para desenvolver conhecimentos de morfologia, anatomia, taxonomia, fisiologia e ecologia vegetal, bem como os aspectos botânicos de plantas cultivadas.
Laboratório de Farmacologia (4o pavimento) – unidade de ensino destinada aos estudos das drogas, sua estrutura e processos farmacocinéticos, farmacodinâmicos dos diferentes fármacos no organismo, bem como os conhecimentos vinculados aos efeitos bioquímicos e fisiológicos das drogas e seu mecanismo de ação.
Laboratório de Fisiologia (4o pavimento) – destinado às atividades práticas da graduação, com ênfase ao estudo do funcionamento dos diferentes sistemas do organismo humano e sua inter- relação com as funções dos diversos sistemas regulatórios, como a fisiologia do sistema cardiovascular, pressão arterial, capacidade pulmonar, permeabilidade de membrana, homeostasia, dentre outros. Acolhe discentes da graduação para realizar estágios voluntários e monitorias.
Laboratório de Biologia Molecular e Genética Humana (5o pavimento) – unidade de ensino e pesquisa que realiza estudos e discussões dos conceitos básicos da genética, dos princípios gerais da biologia molecular, dos mecanismos que regem a função celular, triagem e encaminhamentos clínicos, exames e genética molecular. Os alunos têm a oportunidade de realizar ensaios tanto in vivo quanto in vitro (células), nas linhas de pesquisa envolvendo obesidade, diabetes, anemia, biodisponibilidade de nutrientes, genotoxicidade, citototoxicidade e estresse oxidativo. O laboratório dá suporte a diversos trabalhos de conclusão de curso, monitorias, iniciação científica, Residência Profissionalizante, estágios voluntários e extra-curriculares.
Laboratório de Histologia e Embriologia (4o pavimento) – tem como função estudar a estrutura microscópica e submicroscópica dos tecidos e órgãos que constituem os organismos biológicos, bem como o seu desenvolvimento embrionário e pós-natal, sua morfologia funcional. Desenvolve atividades de preparo de lâminas de histologia animal.
Laboratório de Imunologia (2o pavimento) – tem como função analisar os mecanismos de defesa dos organismos vivos, os princípios gerais e específicos de diferentes patologias
imunológicas, estabelecendo critérios para o diagnóstico imunológico de diversas patologias. Identifica os mecanismos imunológicos de prevenção e controle de diferentes afecções, aplicando as bases científicas de procedimentos imunológicos destinados à promoção da saúde.
Laboratório de Microbiologia (4o pavimento) – é utilizado para a realização de aulas práticas da graduação, desenvolvendo atividades como identificação e isolamento de diferentes microrganismos de importância para a saúde humana, bem como a prevenção e tratamento de enfermidades infecciosas causadas em plantas e animais, incluindo o homem.
Laboratório de Parasitologia (5o pavimento) – espaço destinado às aulas práticas de graduação para estudo do ciclo de vida de diferentes parasitas que acometem a saúde do homem, identificação de diferentes tipos de parasitas, sua posição sistemática, morfológica, biológica e relação parasita-hospedeiro-meio ambiente, epidemiologia, patogenia, diagnóstico, controle e sua profilaxia. Sua estrutura física e didática proporciona os meios necessários para a realização de diversos trabalhos científicos de conclusão de curso, monitorias, estágios de voluntários.
LABORATÓRIOS DA ÁREA ESPECÍFICA
O Curso de Bacharelado em Nutrição abriga diversos laboratórios da área profissionalizante (DCV II), onde ocorrem as atividades de ensino, pesquisa e extensão, nestes espaços encontram- se equipamentos, instrumentos, materiais e insumos necessários para o desenvolvimento das atividades.
Laboratório de Análise Sensorial dos Alimentos (5o pavimento) – é uma unidade de ensino e pesquisa, que possibilita a realização de avaliações sensoriais de alimentos e aplicação de métodos científicos, para determinar a qualidade dos alimentos através da medição, análise e interpretação das características percebidas pelos órgãos dos sentidos. Promove a produção científica docente/discente, incluindo Trabalhos de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso, Monitorias e Dissertações de Mestrado.
Laboratório de Bromatologia (5o pavimento) – espaço destinado para as aulas práticas da graduação, onde encontram-se os meios necessários para realização de análise química e físico- química de alimentos, como: determinação de proteínas, lipídios, cinzas, umidade, atividade de água, pH, acidez titulável, antioxidantes, fatores anti-nutricionais, dentre outras, com intuito de avaliar a qualidade e a composição nutricional de alimentos, conforme legislação em vigor. Além disso, está apto a identificar e quantificar substâncias contaminantes e adulterações nos alimentos, segundo os padrões de qualidade e identidade dos alimentos.
Laboratório de Química de Alimentos (5o pavimento) – este espaço é utilizado para desenvolver o conhecimento científico dos discentes de graduação e pós-graduação, bem como para o desenvolvimento de diversos projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, dissertações de mestrado, teses de doutorado, monitorias, monografias e estágios extra-curriculares e voluntários. Possui equipamentos e meios adequados para realização de análise química, físico-química e biológica de alimentos, seus macro e micro constituintes, acompanhar e avaliar transformações ocorridas no seu processamento, estudo de vida de prateleira, identificando valor nutritivo e segurança alimentar. Aos seus usuários é permitido o exercício de suas habilidades de criatividade, iniciativa, raciocínio lógico, síntese, senso de crítica e análise.
Laboratório Experimental de Nutrição Nadja Gomes de Santana (5o pavimento) – é uma unidade de docência, pesquisa e extensão ondem ocorrem as atividades práticas de Ciências dos Alimentos e da Alimentação e Nutrição. Destinado às aulas práticas de graduação das disciplinas Técnica Dietética I, Gestão em Serviços de Alimentação I, Tecnologia de Alimentos I, Técnica Dietética Aplicada à Dietoterapia, Tecnologia dos Alimentos II e Gestão em Serviços de Alimentação II. Comtempla as atividades de pesquisa nas áreas de processamento de produtos de origem vegetal e animal, desenvolvimento de novos produtos, formulações e ingredientes alimentares. Este espaço permite desenvolver procedimentos técnicos relacionados ao preparo de alimentos e as consequentes alterações físico-químicas ocorridas nos processos culinários, índices referentes a essas alterações, conhecimento de ordem nutricional e uso culinário. Neste laboratório, também, são elaborados protocolos de preparações com os diversos grupos de alimentos, são realizados experimentos para conhecer as modificações ocorridas com os alimentos durante a sua manipulação e preparo, são estudados aspectos de dimensionamento de pesos, medidas e porções de alimentos, para aplicação destes conhecimentos na elaboração de cardápios.
Serviços oferecidos à comunidade externa:
O curso oferece atendimento ao público externo através do Centro de Estudos e Atendimento Dietoterápico – CEAD, e por meio de projetos interdisciplinares, ações comunitárias de saúde e oficinas temáticas.
CLÍNICA ESCOLA:
CENTRO DE ESTUDOS E ATENDIMENTO DIETOTERÁPICO (CEAD) E SEUS NÚCLEOS DE ESTUDOS (DCV I, térreo):
. Núcleo de Pesquisa e Extensão em Genômica Nutricional e Disfunções Matabólicas – GENUT
. Núcleo de Assistência Nutricional e Pesquisa em Hipercolesterolemia Familiar – NANPHF . Núcleo de Atendimento Nutricional em Pediatria – NANUP
. Núcleo de Assistência Nutricional em Uremia – NANUR
. Núcleo de Estudos e Orientação Nutricional ao Atleta – NONA
. Núcleo Assistência Nutricional da Dor – NAODOR
Estrutura Curricular
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta – das 08h às 17h.